A Protege Medicina do Trabalho oferece assessoria completa em segurança e medicina do trabalho, com programas específicos e abrangentes para aplicação das Normas Regulamentadoras (NRs) exigidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Laudo e Documentos:
NR 9 (PGR) Programa de Gerenciamento de Riscos – O PGR estabelece que todos os empregadores e instituições são obrigados a promover ações que visem preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O PGR é a parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o PCMSO.
NR 7 (PCMSO) Programa de Controle Médico de Saúde do Trabalho – OPCMSO estabelece o controle de saúde física e mental do trabalhado em função da sua atividade, e obriga a realização ode exames médicos admissionais, de mudança de função e de retorno ao trabalho, estabelecendo ainda a obrigatoriedade de um exame médico periódico.
Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores com empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde do Trabalho – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.
LTCA – O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações de riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial.
PPP – O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre atividades a serem exercidas, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo.
O modelo se encontra no Anexo XV da Instrução Normativa nº 118/2005 do INSS. O objetivo do PPP é apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento orientador ao processo de reconhecimento de aposentadoria especial.
Treinamentos e Palestras:
A Protege Medicina do Trabalho atua em todos os segmentos empresariais, nas questões relativas à Medicina e à Engenharia do Trabalho. Oferecemos consultorias, treinamentos, capacitação e desenvolvimento técnico nas áreas de prevenção aos riscos ocupacionais e meio ambiente laboral.
• CIPA
• NR 06 – Equipamento de Proteção Individual
• NR 18 – Segurança na Construção Civil
• NR 20 – Líquidos e Combustíveis Inflamáveis
• NR 33 - Espaço Confinado
• NR 35 – Trabalho em Altura
Exames
A Protege Medicina do Trabalho possui consultórios equipados e uma infraestrutura totalmente apropriadas para realização de exames médicos, oferecendo aos seus clientes uma completa avaliação biológica, visando promover a saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
Todos os exames são realizados a partir dos levantamentos feitos pelo setor de Medicina do Trabalho da Protege, com o objetivo de avaliar as condições clínicas e fisiológicas dos trabalhadores.
Integração com o e-Social
A protege Medicina do Trabalho realiza todos os serviços com ênfase nos eventos de SST do e-Social:
• S-1060: Tabela do Ambiente de Trabalho
• S-1065: Tabela de Equipamentos de Proteção – EPI e EPC
• S-2210: Comunicado de Acidente de Trabalho – CAT
• S-2220: Monitoramento da Saúde do Trabalhador – ASO
• S-2240: Condições Ambientais do Trabalho – Fator de Risco
• S-2245: Treinamentos e Capacitações